O Centro Social da Paróquia de S. Salvador de Grijó é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada na freguesia de Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, que surgiu da vontade de um conjunto de paroquianos preocupados com as questões sociais.
Foi constituída a 23 de dezembro de 1983, no entanto, apenas iniciou atividade em 1998 com a abertura das respostas sociais de Centro de Dia e mais tarde com o Serviço de Apoio Domiciliário.
A atividade social da Instituição iniciou nas instalações cedidas gratuitamente pela Fábrica da Igreja de Grijó e onde ainda mantém o seu desenvolvimento. A adaptação legalmente prevista para o desenvolvimento da atividade social necessária teve financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A 30 de Dezembro de 1985 a Instituição é reconhecida com o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, pelo Ministério da Segurança Social, sob o registo nº 131/85, ao abrigo da Lei 151/99 de 14 de setembro.
A 24 de Novembro de 1999 foi assinado o primeiro Acordo de Cooperação com o Centro Distrital do Porto para a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, para 15 utentes e a 1 de dezembro, do mesmo ano, foi formalizada a Cooperação no âmbito da resposta social de Centro de Dia, com financiamento para 25 utentes. Presentemente, o Serviço de Apoio Domiciliário tem Acordo de Cooperação para 40 utentes e o Centro de Dia para 32 utentes.
Em 2004 dada a sensibilidade da instituição para as problemáticas relacionadas com a família, iniciou um serviço de carácter informal, denominado de Gabinete de Apoio à Família. Atualmente funciona sobretudo com apoio psicológico.
Em 2005, a Instituição foi convidada pelo Centro Distrital do Porto|ISS a celebrar um Protocolo de Rendimento Social de Inserção, composto por duas equipas. Este presta serviço de acompanhamento à população das freguesias de Grijó e Sermonde, São Félix da Marinha, Arcozelo, Serzedo e Perosinho.
Em 2012 iniciou a construção de um Lar de Idosos com capacidade prevista para 42 vagas. Esta obra está finalizada e a inauguração do edificado ocorreu a 30 de março de 2019. Dia 9 de abril de 2021 foi celebrado Acordo de Cooperação entre o Instituto da Segurança Social | Centro Distrital de Segurança Social do Porto, e o Centro Social da Paroquia de S. Salvador de Grijó para 33 residentes. Este acontecimento contou com presença da Sr.ª Ministra do Trabalho e da Segurança Social – Dra. Ana Mendes Godinho.
A resposta social iniciou funcionamento dia 1 de julho de 2021.
Em 2014, o Município convidou várias IPSS´s do Concelho a serem suas parceiras na coordenação local de um novo Projeto intitulado “Gai@prende+”. Este caracteriza-se pela dinamização de atividades de animação socioeducativa enquanto componente de apoio à família nas escolas em horário não letivo (7h30-9h00 e 17h30-19h30). Em período de férias letivas, o horário das atividades dinamizadas decorre das 7h30 às 19h30. A área de intervenção inicial foi o Agrupamento de Escolas de Júlio Dinis, tendo sido alargado em 2015 ao Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner e ao Agrupamento de Canelas.
O Centro Social tem desde setembro de 2016 em funcionamento o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS). Este é composto por uma equipa técnica, que assegura o atendimento ou o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão social e/ou situações de crise/emergência social.
Em 2020 iniciamos um Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração– GaiAtiva-TE III, o qual atua nas freguesias de Grijó e Sermonde, São Félix da Marinha, Arcozelo, Serzedo e Perosinho, Canelas, Gulpilhares e Valadares. Este programa tem por objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social, mobilizando para o efeito a ação integrada de diversos agentes e recursos localmente disponíveis, constituindo-se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria.